segunda-feira, 7 de novembro de 2011




O fim do ano se aproxima e as contratações temporárias estão começando a acontecer. Para muitos empresários, essa época traz grandes oportunidades de reciclar seu quadro de funcionários, já que muitas pessoas entram na empresa e algumas outras saem. Para o empreendedor, é uma ótima oportunidade de conhecer novos talentos que podem ajudar, e muito, no crescimento de sua empresa.
Diversos setores de indústrias e serviços oferecem vagas, mas o comércio varejista continua sendo o mais procurado por quem deseja ganhar um dinheiro a mais no fim do ano. Datas pontuais como Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais e Natal, movimentam o mercado e exigem que a empresa contrate mais pessoas para “dar conta” no atendimento ao cliente e vendas. O Brasil tem mais de 1.600 empresas de trabalho temporário registradas no Ministério do Trabalho (divididas entre São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná) e 37% dos trabalhadores são efetivados após os três meses de período de experiência. O curioso é que muitas vezes eles acabam ocupando os lugares de funcionários que já eram efetivos nas empresas. Segundo o coach Paulo Roberto de Souza, “essa oportunidade é muito importante para a empresa e os empresários devem aproveitar esse momento para reciclar seu quadro de funcionários e descobrir novos talentos”. Para Paulo, empresários e gestores devem estar atentos às pessoas desde o momento da entrevista, onde ele perceberá o diferencial do candidato. Veja então, algumas dicas que podem ajudar você a realizar uma boa entrevista e reconheça o talento do entrevistado. São elas:

1. Deixe o candidato à vontade. Não o pressione e nem faça perguntas complicadas. Uma frase mal expressada pode afastar um funcionário muito competente.

2. Deixe bem clara a política em relação a trabalho, salários, horas extras, assim como a cultura da empresa, etc.

3. As competências técnicas de uma pessoa e as experiências anteriores são essenciais, mas as competências comportamentais é que definirão se a pessoa têm o perfil da empresa  e garantirão a manutenção de um bom relacionamento dentro de uma equipe

4. Ao invés de fazer perguntas como “o que você faria se ocupasse esta vaga?”, dedique-se a interrogar sobre experiências passadas reais, de forma que possa observar bem comportamentos adotados

5. Liste as competências que deseja quando está contratando. A seleção para uma vaga, quando não é bem planejada, pode resultar na escolha de um profissional inadequado para a função, gerando desgaste e desperdício de recursos quando o processo precisa ser refeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário